terça-feira, 18 de agosto de 2009

Site do Governo sobre nova gripe tem 250 mil acessos em cinco dias


O site com informações oficiais sobre a nova gripe (www.novagripe.pr.gov.br), lançado na semana passada pelo Governo do Paraná, chegou à marca de 250 mil acessos em apenas cinco dias. Além de consultar dados, a população tem participado ao enviar sugestões, comentários e elogios a respeito do conteúdo da página. Entre os assuntos mais comentados estão os mitos e verdades relacionados à Influenza A (H1N1).

Muitos cidadãos têm encaminhado e-mails para esclarecer dúvidas, por exemplo, sobre a realização de missas e outros eventos públicos, as formas de transmissão da doença e os cuidados para evitar o contágio. Outras pessoas têm afirmado, inclusive, que vão indicar o endereço para seus amigos, colegas de trabalho e familiares, para que obtenham informações confiáveis sobre a gripe A.

É o caso da advogada Suellen de Paula Novais, que reside em Cataguases, em Minas Gerais. Ela conta que recebeu um e-mail com certos dados da doença e encaminhou para parentes e amigos, sem saber que eram falsos. Depois, procurou, por meio de um site de buscas, informações sobre mitos e verdades relacionados à moléstia.

“Foi assim que encontrei o site produzido pelo Governo do Paraná. Achei o conteúdo muito bom e esclarecedor, além de tranqüilizar a população”, explica. “Após conhecer a página, aproveitei para indicar o endereço para as mesmas pessoas às quais tinha mandado a mensagem com fatos que eram absurdos”, completa a advogada mineira.

DADOS OFICIAIS – O site do Estado traz todas as informações oficiais sobre a nova gripe, com o objetivo de garantir um tratamento uniforme aos dados e combater a disseminação de boatos e notícias distorcidas a respeito da doença. A população tem acesso a notícias, aos boletins epidemiológicos atualizados com os casos confirmados no Paraná e a uma parte dedicada a desvendar os mitos que têm sido divulgados sobre a Influenza A (H1N1).

Além disso, há vídeos educativos, relação dos sintomas da gripe A, medidas de prevenção e seleção de perguntas freqüentes. No link “Materiais de divulgação”, há cartazes e folders prontos para impressão. Também estão disponíveis quatro modelos de banner que podem ser incluídos por cidadãos e empresas em seus sites pessoais, comerciais e em blogs para acesso ao endereço governamental.


BOX – Sites confiáveis

O site do Governo do Paraná sobre a nova gripe pode ser acessado pelos seguintes endereços:

www.pr.gov.br
www.novagripe.pr.gov.br
www.gripea.pr.gov.br
www.influenzaa.pr.gov.br
www.h1n1.pr.gov.br

Outros sites confiáveis para obter informações sobre a Influenza A (H1N1) são:

www.who.int
www.opas.org.br
www.saude.gov.br
www.pr.gov.br
www.saude.pr.gov.br
No Twitter: http://twitter.com/sesapr

Orientações de prevenção fazem a diferença na volta às aulas da rede estadual


Alunos da rede estadual retornaram às aulas nesta segunda-feira (17), após duas semanas de suspensão, e foram recebidos com informações sobre como prevenir a gripe A (H1N1). A novidade nas 2,1 mil escolas é a presença do “cuidador da gripe”, que é o responsável por monitorar casos suspeitos e dar o devido encaminhamento em cada escola.


Em Curitiba, no Colégio Estadual Paulo Leminski, com mais de 3 mil alunos, os estudantes receberam com atenção os esclarecimentos para evitar a gripe. O aluno do 3º ano do ensino médio David Kelvi Monteiro, 17 anos, disse que alguns colegas não estão preocupados com a gripe. “Com a volta às aulas, todos precisam colaborar e seguir as orientações repassadas pela equipe do colégio”, afirmou.

A estudante do 1º ano do ensino médio Jennifer da Silva, 15 anos, destacou como positiva a presença do “cuidador da gripe”. “É difícil lembrar de todas as dicas e cuidados que devemos tomar. Com a presença deste cuidador nos sentimos mais seguros”, disse.

A funcionária Lídia Maria Ferreira, que é uma cuidadora, afirmou que os cuidados foram intensificados com o retorno dos estudantes. Segundo ela, a preocupação é algum aluno vir com o vírus da gripe. “Como medida de segurança, estou indo em cada sala e conversando com todos para verificar se há casos suspeitos”, disse.

A diretora geral Céli Luzzi ressaltou a importância de transmitir as orientações com frequência. Nos intervalos, a diretora repassa as informações de prevenção pelo sistema de som ambiente. Os alunos de cada uma das 37 salas de aula escutam atentamente as mensagens sobre a gripe, que alertam para a higienização das mãos, para não compartilhar objetos pessoais - batons, copos e talheres - e evitar aglomerações, entre outras recomendações.

“Fizemos a organização da volta às aulas levando em conta a necessidade de prestar aos nossos estudantes toda a informação preventiva”, afirma a diretora. “As alunas gestantes estão orientadas a permanecer em casa até o dia 31 de agosto como medida de segurança”, disse Lucinir Bittencourt, diretora auxiliar.

No Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, os alunos são recepcionados por dois funcionários munidos de álcool gel spray, que fazem a aplicação em cada um dos alunos. A vice-diretora e pedagoga Rosane Vieira disse que no intervalo o procedimento é repetido no pátio perto da cantina. “Na primeira aula, todos os alunos assistiram ao vídeo enviado pela Secretaria de Estado da Educação que esclarece sobre a nova gripe”, conta. Cada sala de aula tem um porta-papel higiênico e um álcool gel spray à disposição dos estudantes.

O aluno Matheus Henrique Carniel da 4° série do ensino fundamental, contou que trouxe álcool gel de casa. “A escola avisou meus pais que era para trazer o álcool e uma garrafinha de água também. Cada pessoa tem que trazer suas coisas e prestar atenção nas dicas de prevenção”, diz.

O programa é uma parceria entre as Secretarias de Estado da Educação e da Saúde. Cada uma das escolas da rede estadual e as cerca de 400 conveniadas tem um cuidador da gripe por turno, responsável pelo monitoramento dos alunos. Caso seja detectado um caso suspeito, o estudante receberá uma máscara e será conduzido à sua casa, onde os familiares serão orientados a levar o aluno ao médico, que poderá colocar a criança em observação durante sete dias.

Paraná Empreendedor abre novas inscrições para micro e pequenos empresários


O Projeto Paraná Empreendedor é desenvolvido pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade

Estão abertas novas inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento e Qualificação para pequenos e micro empresários de Santa Felicidade. O curso faz parte do Projeto Paraná Empreendedor, da Secretaria de Relações com a Comunidade, que será ministrado pelo coordenador e idealizador do Paraná Empreendedor Luiz Pedro Di Lucca.

As aulas acontecem no auditório anexo a Secretaria de Relações com a Comunidade, responsável pelo projeto, sempre as segundas feiras das 19h30 às 22h30. As inscrições podem ser efetuadas pelo telefone (41) 3350-1273 ou pelo email dr_dilucca@ hotmail.com

Segundo o coordenador e professor Luiz Pedro Di Lucca, o objetivo é mostrar para os empreendedores que, para ter sucesso em seus negócios, é preciso investir tempo para qualificação. Ele lembrou que as pequenas empresas empregam cerca de 80% da população economicamente ativa e o objetivo do projeto é fazer com que elas possam crescer e se consolidar no mercado. “Trata-se de uma política de desenvolvimento empresarial. Vamos oferecer o curso e consultoria gratuitos e operar no fortalecimento da economia local, através da melhoria contínua dos empreendimentos”, destacou Di Lucca, também professor do curso.

Entre outros temas o Curso de Qualificação aborda tópicos como as características do empreendedor, barreiras a serem superadas, vantagens de ter o próprio negócio, qualidade de produtos e serviços, mensuração de valor e preços e cuidados com os clientes. A grade do curso prevê ainda microcrédito através do Probem Banco Social, ambos os programas operados pela Agência do Fomento do Estado do Paraná.